São Sebastião da Boa Vista recebe projeto CAPACITação do TCM-PA

Prefeito Municipal Hilton Lima e seus assessores participam da CAPACITação realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), por meio da Escola de Contas Públicas, entre os dias 19 a 21 de setembro, no Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional (CEDEP), na cidade de Breves.

Os temas abordados estão relacionados para sanar as principais falhas detectadas nas prestações de contas, com foco especial ao Sistema de Processo Eletrônico e ao Mural de Licitações, “ferramentas imprescindíveis a um controle ágil e efetivo dos gastos públicos”.

O Projeto CAPACITação iniciou em maio e segue até o final do ano percorrendo todo o estado, atendendo os 144 municípios paraenses. O conteúdo programático visa a melhoria da gestão pública em todas as regiões do Pará.

No dia (19) terça-feira, o projeto teve sua primeira palestra ministrada pelo presidente do TCM-PA, conselheiro Daniel Lavareda, que falou sobre a temática “Função Fiscalizadora do TCM-PA”; na segunda Palestra foi ministrada por Brenda Oliveira, Diretora Adjunta ECPCIR TCM-PA que falou sobre “Ouvidoria – Instrumento de Interação do TCM-PA com a Sociedade”; na terceira palestra, ministrada por Roberto Bellucci, SEBRAE, falou sobre “Políticas Públicas de Apoio aos Pequenos Negócios”, a ultima palestra do dia “Desafios da Gestão Ambiental Municipal”, ministrado por Susany de Sena Nery, IBAM.

Na quarta-feira (20), houve as palestras Turma 01 – “Gestão de Fundos Municipais: Educação, Saúde e Assistência Social”, ministrado por Taciana Sauma Saraiva, Analista TCM-PA e Turma 02 – “Atos de Pessoal”, ministrado por Luiza Montenegro Duarte Pereira, Analista TCM-PA.

Amanhã dia (21), no primeiro momento, haverá as seguintes palestras: Turma 01 – “Receitas Próprias Municipais”, ministrado por Luiz Fernando Costa, analista TCM-PA; Turma 02 – “Controle Interno”, ministrador por Leando Alberto A. Lima, auditor TCE-PA. Já no segundo momento, as palestras continuam Turma 01 e 02 – “Prestação de Contas ao TCM-PA: UNICAD e SPE”, palestrante Vanessa Sodré, Analista TCM-PA e Turma 01 e 02 – “Prestação de Contas ao TCM-PA: Mural de Licitações”, palestrante Luiza Montenegro Duarte Pereira, Analista TCM-PA.

O CAPACITação tem apoio do Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará (MPCM), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA).

Ao comentar sobre a CAPACITação, o prefeito Hilton Lima, agradeceu ao Tribunal pela ação e disse que o projeto “é muito importante, para termos um melhor direcionamento e conseguirmos caminhar na direção certa”.

Por: Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal de São Sebastião da Boa Vista/Pará.