A Festividade de São Sebastião

0

 

São Sebastião

A Festividade do glorioso, São Sebastião ocorre da seguinte forma:

 

A Paróquia de São Sebastião da Boa Vista, as comunidades católicas da cidade e do interior, assim como, algumas entidades locais e de outros municípios, se reúnem meses antes da festividade, para traçar metas e distribuir responsabilidades entre a comunidade católica boavistenses.

Então são organizados os grupos que coordenaram as noites, tanto na parte litúrgica (Missa) como a parte social (festiva). E após serem selecionados os dias das comunidades, cada grupo tem por obrigação, Conduzir juntos aos Párocos, a Missa e também programar a parte social.

A missa ocorre sempre a noite as 19:30 horas geralmente com apresentações variadas de acordo com a criatividade de cada organização da noite. A Celebração acaba geralmente no horário de 21:00 horas; dando inicio a parte social, no Centro Comunitário, onde ocorrem bingos, leilões, apresentações culturais, show de bandas locais e de outros municípios, vendas de comidas típicas e outros. O dia mais esperado é o dia 20 de Janeiro, onde ocorre à procissão de São Sebastião e a festividade acontece o dia todo.

 

Programação dos Atos Litúrgicos e Sociais

De 10 a 19 de janeiro de 2014, no santuário São Sebastião, atividades religiosas com animação dos Grupos Litúrgicos da Paróquia.

I – 18:00hs as 19:00hs: confissão;

II – 19:30hs: novena em seguida Santa Missa;

III – 21:00hs: todas as noites após as Santa Missa haverá programação social no Centro comunitário;

Dia 15, as 6:00hs: terço das mulheres e as 12:00hs: terço dos homens;

Dia 17, as 8:00hs: Missa dos Idosos;

Dia 19, as 15:00hs: grande bingo.

Dia 20, as 8:00hs: procissão pelas ruas da cidade, seguida da Missa Solene no Santuário. Após a missa, no Centro Comunitário, a parte social com música com o Show da Banda Sabor Açaí, leilão e bingo, finalizando, as 18:00hs com o sorteio dos programas.

 

Responsáveis pela Programação

Dia 10 – Nossa Senhora de Fátima, Chaves, Nazaré (Praia), Nossa Senhora do Perpetuo Socorro (Jararaca), São Fancisco de Assis (Jararaca), Nossa Senhora da Conceição, Urucuzal, Cristo Reis, SEMED e Mototaxista.

Dia 11 – São Roque (Beira Mar), Bom Jesus (Coqueiro), São Francisco de Assis (Caria), Nossa Senhora do Perpetuo Socorro (Ilinha), Nossa Senhora Aparecida (Pedras), São Joaquim e Som Tubarão.

Dia 12 – Bairro Novo, Aracairu, Campinas, Santana, São Francisco de Assis (Vilela), São Raimundo II, Primavera, Associação Papa Manga, Paroquia Imaculada Conceição (Limoeiro do Ajurú) e Maritimos.

Dia 13 – São Pedro (Campo), Gaetana Sterni, Cocal, Paquetá II, São José (Trapichinho), São Pedro (Coroca), Pastoral da Família, ECC – Encontro de Casais com Cristo e Funcionário do Hospital Municipal.

Dia 14 – Rua 18 de Novembro, Caeté, Menino Jesus,Santa Maria e São João (Umarituba), São Raimundo I, Sorriso de Maria, Santa Rita I, Divino Espirito Santo e Pastoral da Criança.

Dia 15 – Santa Doroteia, Nossa Senhora de Nazaré, São Sebastião e Santa Luzia (Pacujutá), Santa Maria (Ilha do Teso), Santo Antônio (Boa Vista) e Ocimar Drago (Maca) e família.

Dia 16 – Nossa Senhora de Loudes, Fortaleza, Nova Esperança, São Benedito, São Vicente, Santo Antônio, (Atatazinho) e São Luiz Gonzaga.

Dia 17 – Sagrada família (Jaçuana), Apostolado da Oração, Boa Esperança, São Judas Tadeu, Santa Izabel da Hungria, São João (Iapucu), São José e São Miguel (Pracuuba), Associações de Colônia de Pescadores e Feirantes.

Dia 18 – Pastoral da Juventude, Grupo Intercessão, Paróquia de Curralinho e Muaná, Rádio Magnifica FM100,5, Câmara Municipal de São Sebastião da Boa Vista, Comerciantes e CEB Menino Deus (Japeim Grande).

Dia 19 – Pastoral do Dízimo, Coração de Jesus, (Pau-de-Rosa), Nova Jerusalém, São Lucas, São Pedro Apóstolo, Prefeitura Municipal de São Sebastião da Boa Vista e Funcionários Municipais.

Dia 20 – Coordenação Geral.

 

Mensagem dos Padres

A paroquia de São Sebastião estará celebrando a Festividade de seu padroeiro, São Sebastião, ano 2014. Nesta festividade vamos refletir o tema: “A família guiada a Jesus pelo testemunho de São Sebastião”. Somos convidados não somente a celebrar a fé, mas testemunha-la em nossa vida.

Somos chamados a ser cristãos e testemunhar a fé no Deus Altíssimo, no Deus da vida, que habita em nós, quando trabalhamos pela dignidade de nossos irmãos. São Sebastião se tornou um herói na Fé em testemunhar e nos ensinar a viver esta obediência do Reino, que nos implica a viver como bons cristãos todos os dias de nossas vidas.

Assim como São Sebastião testemunhou sua fé e vida em Deus, hoje também na igreja temos muitas pessoas que procuram viver com dignidade o projeto de salvação e a humildade e um dos itens necessário para alcançarmos Deus, quando ouvimos e colocamos em pratica a Palavra de Deus ai não temos tempo para banalizarmos o dom da vida, que lhes afastam cada vez mais do convívio com o Pai. Por isso, somos convocados neste Ano a Salvar com nossas Orações e testemunhos nossas famílias, por isso, a igreja nos chama para trabalhar intensamente pelo bem-estar de todos.

A festividade é, sobretudo, um tempo oportuno para celebrar e fortalecer nossa fé, nossas vidas, nossas famílias e comunidades, renovando nossas esperanças e nossa confiança em Deus. Somos convidados pela santíssima Trindade a participar com mais empenho dos atos litúrgicos: das novenas, dos reencontros em famílias e da Santa Missa, além do engajamento pastoral e comunitário.

Pe. Carlindo Pinho

Pe. Jorge Felipe

Pe. Mateus Tavares

 

Boa Festa a todos!

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade